Futebol Clube Cesarense

quarta-feira, 11 de março de 2009



O Futebol Clube Cesarense, sedeado na Vila de Cesar, Concelho de Oliveira de Azeméis, foi fundado em 1 de Janeiro de 1932, corporizando um desejo dos rapazes da então freguesia que jogavam à bola debaixo do arvoredo existente na Praça da Liberdade, na Gândara.

Naquele dia, um punhado de homens reuniu no salão da “Vila Diogo” com a finalidade de “criar um organismo de desporto baseado, principalmente, nas regras do Futebol, em harmonia com a lei e conforme estatutos em vias de organização.”
Presidiu à reunião, Manuel Gomes Correia que se encontrava ladeado por Júlio Portal e Silva, como Vice-presidente, Artur Gomes de Melo e Samuel da Silva Paiva respectivamente como 1º e 2º Secretários.

Passado ano e meio, no dia 20 de Agosto de 1933, foram apresentados aos Cesarenses os estatutos que regeriam o clube. Depois de aprovados, assinaram a respectiva acta, para além dos acima mencionados, mais vinte e quatro cidadãos a saber.

Gonçalo Francisco de Oliveira, Francisco Gomes dos Reis, Manuel Ferreira Henriques, Manuel Godinho de Azevedo, António Alves da Silva, Américo Dias de Oliveira, Francisco Alves de Azevedo, Vitorino de Almeida Santos, Joaquim Alves Baganha, Elísio Ferreira Henriques, Rufino Francisco Alves, Albino Francisco Alves, Manuel Ferreira Gomes, Leonel José Correia, Manuel José Correia, César Correia da Silva, Daniel Ferreira de Castro, Belarmino Correia da Silva, Adelino Joaquim Ferreira, Francisco Vaz da Silva, Manuel Soares Rodrigues, Lourenço Joaquim de Bastos, Vitorino Valente de Aguiar e Luís José de Oliveira.

Os primeiros órgãos Sociais do Futebol Clube Cesarense estavam assim constituídos:
Direcção – Presidente: António Gomes Coreia Júnior;
Vice-presidente: Gonçalo Francisco de Oliveira;
1º Secretário: Francisco Gomes dos Reis;
2º Secretário: Manuel Ferreira Henriques;
Tesoureiro; Manuel Godinho de Azevedo;
1º e 2º Vogais: Luís José da Silva e Domingos José da Silva;
Concelho Fiscal _ Dr. António Portal e Silva, Américo Dias de Oliveira, Daniel Ferreira de Castro e Elísio Ferreira Henriques (suplente);
Comissão Técnica: Francisco Alves de Azevedo (Capitão Geral Do Clube), António Alves da Silva Artur Vasconcelos e João Mendes.

O primeiro passo foi dado com a construção de um campo de jogos no Mergulhão graças à boa vontade, ao entusiasmo, à dedicação deste punhado de Cesarenses.

Com terreno próprio para a prática do desporto-rei, o futebol a sério chegou a Cesar.
Enquanto o Dr. Ricardo Garcia de Oliveira, natural da vizinha Fajões e a residir em Escariz – Arouca, onde exercia com distinção a clínica, idealizou o projecto da bandeira do clube, os atletas, a expensas suas, adquiriam todo o equipamento.

A estreia do Futebol Clube Cesarense teve lugar com a realização de um encontro contra a equipa do Estrela e Vigorosa, do Porto, enquanto a primeira partida oficial foi disputada contra a equipa de Vale de Cambra.
Logo na época de 1935/36

o Futebol Clube Cesarense conquistou a primeira vitória do seu longo e relevante Historial ao sagrar-se campeão do Campeonato da Despromoção de Aveiro.

Constituíam essa equipa; Domingos Silva, Leonel Correia, Manuel Correia, José Alves da Silva, Esbelto Correia, João Correia, Joaquim Silva, António Silva, Luís Silva, Manuel Ferreira Gomes e Albertino Correia.

Ainda no ano de 1935 o Cesarense teve, numa acção quase pioneira a nível nacional, duas equipas de futebol feminino formadas por jovens da freguesia.

Ao longo dos anos, o clube, tal como os demais, teve horas de derrotas e tristeza mas muito mais de alegrias e vitórias.
No seu historial e palmarés, o F.C.Cesarense aparece no livro de honra da associação de futebol de Aveiro pela primeira vez na época de 1956/1957 classificado em 2º lugar na segunda divisão Distrital com os mesmos 21 pontos que o vencedor Estarreja.


Na época seguinte o Futebol Clube Cesarense consegue o seu primeiro título de campeão da segunda divisão Distrital, tendo repetido o feito nas épocas 1971/1972 e 1972/1973. Foi presidente Victor M. B. de Melo
e teve como treinador André, ex jogador da Oliveirense.
Na época em que completava as suas bodas de ouro, 1982/1983 o Futebol Clube Cesarense, orientado por Diogo Vilano, e presidido por Franklin Aguiar de Freitas,
brilhantemente, se sagrou campeão distrital de Aveiro,
ascendendo por mérito próprio ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão série B.
Alguma inexperiência e uma série B. altamente competitiva fez o clube regressar aos distritais.

Dois anos depois, na época 1984/1985, num assomo
de querer, o Futebol Clube Cesarense, orientado por Silva Morais e presidido por Manuel Pereira Caetano,
repetiria a façanha ao conquistar novamente o título de Campeão de Aveiro e
ascendia de novo aos Nacionais, onde militou por mais três épocas soçobrando na época 1987/1988 novamente na série B, ano em que conheceu três treinadores: Parra, Leal e Diogo Vilano, mas nem tudo foi mau, pois o Cesarense escriturou e passou a ser legítimo proprietário do então campo do Mergulhão

Regressado aos distritais na época de 1987/88 o Cesarense perseguiu sempre a subida e veio veio nove anos a consegui-lo, na época 1996/1997 pela mão do técnico Joaquim Queirós o adjunto Quitó e sob a Presidência de Carlos Alberto da Rocha Paiva.
Regressando de novo aos nacionais e competindo então na série C, uma série menos competitiva, por onde andou até ao ano de 2005/2006, sempre com os primeiros lugares na mira e muito perto da subida à 2ª Divisão Nacional por mais do que uma vez.

A descida aos distritais foi dolorosa, atendendo a factores ou erros que ficarão para sempre ligados na mente de quem os cometeu e para a história do clube.

Mas a vida do Futebol Clube Cesarense não passava apenas pela prática desportiva. A criação de infra-estruturas foi outra das grandes preocupações dos seus dirigentes. A década de 90 marcou uma reviravolta profunda que levou o velhinho campo do mergulhão a ser totalmente renovado.

À passagem do 60º aniversário ao lado do pavilhão da Casa do Povo o Cesarense passou a dispor de um espaço condigno. Um pré - fabricado cedido pela Câmara Municipal e que durante alguns anos havia servido de escola primária em Vilarinho.
Foi criada uma comissão de obras que inicialmente era composta por dois grupos de dezassete elementos cada e eram formados da seguinte maneira.

Grupo 1 _ Ângelo da Silva Azevedo, António Aguiar de Pinho, António Azevedo da Silva, Dr. António Claudino, Arlindo Castro Paiva, Armando Guimarães, Avelino Oliveira Rocha, Carlos Lima de Oliveira, Domingos Queirós, Eugénio Almeida, Fernando Almeida, Fernando Moreira Santos, Fernando Pereira Caetano, Franquelim Aguiar de Freitas, Franquelim Oliveira Freitas, Hernâni Ribeiro e Ilídio Jaime Estrela.

O segundo grupo era formado por: Joaquim Bernardes, Joaquim Eugénio da Silva, Jorge Almeida Rocha, José Manuel Rocha, Luís Filipe Henriques, Manuel Alves dos Anjos, Manuel Amorim de Resende, Manuel Correia de Freitas, Manuel Martins dos Santos, Manuel Santos Azevedo, Manuel Vieira de Oliveira, Nelson Tavares Correia, Orlando da Costa Neves, Raul Oliveira Azevedo, Rodrigo Moreira da Silva, Valentim Caetano e Vítor de Sousa Rodrigues que puseram mãos à obra com um projecto grandioso e ambicioso entre mãos.

Destes 34 elementos apenas sete chegaram ao fim com o seu compromisso. Foram eles: Manuel Correia de Freitas, Franklin Aguiar de Freitas, Franklin de Oliveira Freitas, José Manuel Rocha, Avelino Oliveira Rocha, Joaquim Eugénio da Silva e Fernando Moreira Santos.

Foi alterada a orientação rectangular do campo de jogo. Um novo piso, balneários espaçosos, posto médico, ginásio, lavandaria, sala de reuniões, um bar, uma bancada coberta com capacidade para alguns milhares de pessoas que transformaram o campo do Mergulhão num magnífico estádio.
Os resistentes da empenhada comissão de obras não se pouparam a esforços no sentido de dotar o Cesarense com todos os requisitos dos grandes clubes.
Para tal foi instalada a iluminação artificial e o arrelvamento.

Inaugurados em 26 de Novembro de 2000 pelo então presidente da Câmara e Cesarense o Sr. Ângelo da Silva Azevedo que posteriormente inauguraria um campo de treinos e um polidesportivo mais propriamente em 31 de Agosto de 2000.

Em Diário da República nº 13 de 16/1/1992, Série, pode ler-se o seguinte: Desp. SEAM/91.
O Futebol Clube Cesarense vai comemorar o seu 60ª aniversário.

Considerando que 60 anos num clube representa uma forte vitalidade e grande força de vontade dos seus dirigentes e associados;
Considerando que ao longo do seu percurso desportivo privilegiou sempre as camadas mais jovens;

Considerando sua participação nas eliminatórias da Taça de Portugal, por várias vezes, e a sua participação activa na actual 1ª divisão distrital;

Considerando a sua conquista de espaços próprios e de instalações de qualidade;
Considerando que todo este esforço merece ser reconhecido

Determina-se;

É concedida ao futebol clube Cesarense a medalha de bons serviços desportivos, nos termos dos arts. 2º e 6º do Dec. Lei 55/86, de 15-3.

30/12/1991. _ O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Educação. José Manuel Briosa e Gala.

Nas Comemorações das bodas de diamante da Associação de Futebol de Aveiro, em Maio de 1999, foram distinguidos clubes e agentes de futebol.

Ao Futebol Clube Cesarense, clube com mais de 50 anos foi concedido o Diploma de Sócio de Mérito da A.F.A. e entregue em mão ao então Presidente do clube Manuel Vieira.
O jantar comemorativo da passagem dos 75 anos de vida
que contou com a presença do Ex. Sr. Presidente da Câmara, Ápio Assunção, presidente da AFA Dr. Elísio Carneiro e Hermínio Loureiro, presidente da Liga Profissional De Futebol, entre outros.

O ex. senhor Presidente da Câmara Municipal

Desafiou o presidente da direcção, Ernesto Gonçalves e o presidente da junta de Freguesia, Rodrigo Silva, a celebrarem um protocolo para o arrelvamento sintético do campo de treinos. A promessa do novo melhoramento foi feita.
Um piso sintético no campo de treinos
Para quando?

A 10 de Maio de 2009, o Cesarense a quatro jornadas do fim, sagra-se Campeão da 1ª Divisão Distrital de Aveiro com quinze pontos de vantagem sobre o segundo classificado “Estarreja” com três jogos ainda por realizar.

A festa

20 de Junho de 2009

Para encerramento da época, a direcção do Cesarense levou a efeito um jantar ao ar livre, em pleno relvado do Estádio do Mergulhão, que culminou com um sucesso histórico juntando
à volta do seu Presidente Luís Pinho, Cerca de 460 Pessoas.

O jantar

Entidades

Paulinho e Alvaro "os treinadores "

"Paulinho" o técnico que fez história

"O Presidente" Luís Pinho com a sua família



Por:
Joaquim Eugénio da Silva
ULTIMA ACTUALIZAÇÃO:2009-06-24

0 comments

Enviar um comentário